Levantamento estadual aponta mais de 100 pessoas com transtorno do espectro autista em Santa Maria

Redação do Diário

Levantamento estadual aponta mais de 100 pessoas com transtorno do espectro autista em Santa Maria
Foto: Maiara Bersch (arquivo Diário)

Na última terça-feira, foi divulgado um levantamento inédito que mapeia e aponta as características da população com transtorno do espectro autista no Estado. A pesquisa foi realizada em 259 municípios gaúchos e será atualizada anualmente. 

De acordo com os dados informados, são 4.074 pessoas autistas no Rio Grande do Sul. Destas, 80% são do sexo masculino e 20%, do sexo feminino, ou seja, para cada quatro meninos existe uma menina com autismo. A faixa etária analisada abrange pessoas de 0 a 15 anos, sendo que o diagnóstico se dá, em 57% das vezes, na faixa etária do 0 aos 3 anos, evidenciando a importância do diagnóstico precoce.

Média e Alta complexidade em traumato-ortopedia: entenda o que são e no que consistem esses níveis no SUS

O levantamento foi realizado entre junho de 2021 e março deste ano pela secretaria estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) com apoio da Faders Acessibilidade e Inclusão. Para mapear a população autista no Estado foi feita uma análise de dados das solicitações das Carteiras de Identificação no Rio Grande do Sul (CIPTEA).

SANTA MARIA

Em Santa Maria, a pesquisa identificou 109 pessoas com transtorno do espectro autista. A maioria é do sexo masculino (90) e tem entre 4 e 5 anos (25). Cerca de 88% destas pessoas frequentam a escola e 92% realizam algum atendimento especializado, como fisioterapia, fonoaudiologia, neurologia, psicologia, dentre outros. Com relação à renda, a maior parte vive com famílias que recebem entre meio e um salário mínimo.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, conforme a Lei n° 12.764/2012. A condição pode apresentar-se antes dos três anos de idade, com indícios já no primeiro ano de vida. As áreas de acometimento e/ou critérios gerais para o diagnóstico são: comprometimento qualitativo da interação sociocomunicacional; padrões restritos e repetitivos de comportamento.

Leia mais notícias de Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após dois anos, Viva o Campus volta a ser realizado na UFSM Anterior

Após dois anos, Viva o Campus volta a ser realizado na UFSM

Infrações de trânsito em Santa Maria apresentam o menor percentual de redução em 10 meses Próximo

Infrações de trânsito em Santa Maria apresentam o menor percentual de redução em 10 meses

Geral